quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Governo tenta barrar aumento para aposentado - postada por Luiz Carlos Nogueira

04/11/2009 - 15h44

Governo tenta barrar aumento para aposentado

Líder do PT diz que aprovação de proposta que vincula reajuste de aposentadorias ao mínimo é inviável. Estratégia é protelar votação para evitar maior desgaste

Rodolfo Torres

Apesar da pressão dos aposentados, que lotam as galerias da Câmara, líderes da base governista dizem que não há chance de aprovar hoje (4) o Projeto de Lei 01/07, que vincula o reajuste das aposentadorias ao salário mínimo.

De acordo com o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), caso a medida seja aprovada, o impacto do reajuste dos aposentados nos cofres públicos será de R$ 6 bilhões apenas em 2010.

“Os aposentados não podem cair no 'canto da sereia'”, afirmou o petista, destacando que o atual governo promoveu reajustes superiores à inflação para a grande maioria dos aposentados. Segundo ele, o PL 01/07 prejudica essa política de reajustes para a categoria.

Um deputado da base aliada disse que a estratégia do governo é protelar a votação para amenizar o desgaste dos parlamentares e evitar uma eventual derrota. Como mostrou o Congresso em Foco, (leia clicando aqui) uma entidade ligada aos aposentados anunciou que vai divulgar a relação dos deputados que votarem contra a proposta no plenário.

Por meio de acordo fechado em agosto por representantes do Executivo e de entidades de aposentados e sindicalistas, foi acertado que os aposentados que recebem acima de um salário mínimo terão (leia clicando aqui) reajuste de 2,5% a partir de 2010.

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), um dos principais articuladores da aprovação da proposta, prevê que o governo sairá desgastado caso impeça a votação do projeto. Segundo ele, o relator da Medida Provisória 466/09 vai pedir prazo, impedindo a votação da proposta. A manobra foi anunciada ontem, em plenário (leia mais).

Para o deputado Cleber Verde (PRB-MA), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas, será uma “grande decepção” caso a matéria não seja apreciada ainda nesta quarta. “Quero crer que não haja essa intenção”, afirmou o deputado maranhense ao Congresso em Foco, quando questionado a respeito de eventuais estratégias para colocar a proposta em pauta.

Está no Site de o Congresso em Foco, desta Quinta-Feira, 5 de Novembro de 2009 :

http://congressoemfoco.ig.com.br/cf/noticia.asp?Cod_Canal=1&Cod_Publicacao=30453

Nenhum comentário: